PUEBLA, A CIDADE QUE VAI ENTRAR PARA A (SUA) HISTÓRIA

1 Fev 2017 Claudia Tonaco Destino Nenhum comentário

Crie um roteiro pela cidade e regiões vizinhas em que você será o ator principal, vivendo experiências cinematográficas e autênticas

O entardecer em Puebla, com a Catedral e as montanhas nevadas ao fundo (Scott C Lowe/Divulgação)

No interior do México, distante pouco mais de 100km da capital do país, está Puebla, que guarda uma infinidade de riquezas e atrações completamente desconhecidas dos turistas brasileiros. A cidade está cercada por imensos vales salpicados de montanhas, algumas das quais são vulcões adormecidos disfarçados. Próximas de Puebla estão as Sete Cidades Mágicas = Chignahuapan + Cholula + Cuetzalan + Pahuatlán + Tlatlauquitepec + Xicotepec + Zacatlán, que mantêm vivo o espírito e as tradições mexicanas.

Toda a beleza e o colorido mexicano esperam o turista no Callejón de Los Sapos

Essa magia se espalha por toda a região e toca o coração do visitante de várias maneiras. A emoção de visitar museus maravilhosos, de experimentar sabores únicos, de caminhar pela história de uma cidade em eterna transformação, de conhecer um povo simples, mas ao mesmo tempo refinado e muito hospitaleiro é o motivo inicial para você embarcar em uma viagem por Puebla de Los Angeles, nome original da cidade, que já dá as pistas da experiência celestial que está por vir.

Fachada do Museo Internacional del Barroco, projeto do premiado arquiteto Toyo Ito (Fotos: Claudia Tonaco)

Puebla de Los Angeles é uma cidade colonial, fundada pelos espanhóis na primeira metade dos anos 1500. Como as cidades coloniais brasileiras, tem a mesma raiz ibérica e foi construída sob os mesmos objetivos mercantilistas. O turista brasileiro sentirá, durante toda a sua estadia, um elo de reconhecimento e uma imediata afinidade com a estrutura urbana e seus moradores que, como nós, são considerados amáveis e hospitaleiros pelos visitantes internacionais.

Por entre igrejas e catedrais suntuosas, ruas calçadas de pedras e pracinhas convidativas, o visitante caminhará ouvindo músicas, apreciando o multicolorido da cultura mexicana. Em outro momento, descobrirá o lado contemporâneo de Puebla, com uma hotelaria impecável, museus e atrações incríveis. Ligando o passado ao presente está a culinária típica, em especial o mole poblano, uma instituição da gastronomia do país.

O interior do edifício abriga exemplares locais e mundiais das artes plásticas, arquitetura, moda, literatura, entre outros ligados ao período barroco

Museo Internacional del Barroco

O prédio, projetado pelo arquiteto Toyo Ito (sul-coreano radicado no Japão e ganhador do Pritzker, Oscar da arquitetura), é uma obra de arte construída para abrigar várias outras. Solicite uma visita guiada, para penetrar na alma artística da cidade.

Funcionamento = de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.

Ingresso = $ 50 pesos.

mib.puebla.gob.mx/es/

Veja a cidade do alto, fazendo um passeio na Estrella de Puebla

La Estrella de Puebla

Este é o nome da maior roda-gigante móvel do mundo, uma das mais novas e modernas atrações de Puebla – com 80m de altura e 54 gôndolas com capacidade para oito pessoas. A diversão aqui, além do próprio passeio, é ter uma vista definitiva da parte nova da cidade, tendo ao fundo o centro colonial e, se o dia permitir, os vulcões Popocatépetl e Iztaccihuatl emoldurando o cenário.

Funcionamento = de segunda a sexta-feira, das 16h às 21h30; sábados e domingos, das 11h às 21h30.

Ingresso = $ 30 pesos por pessoa ou $ 300 pesos para seis pessoas na Gôndola VIP.

Teleférico de Puebla

Outro passeio divertido é o teleférico que leva o visitante a um tour pelas alturas, que atravessa quase 700m pelos ares, num período aproximado de 20 minutos.

Funcionamento = das 10h às 19h.

Ingresso = $ 90 pesos.

Um trecho do tour pelos túneis secretos de Puebla, recentemente descobertos

Os caminhos subterrâneos

Um dos passeios mais curiosos e instigantes de Puebla é o que leva aos túneis que cortam o subterrâneo da cidade, num intricado labirinto com mais de 10km de extensão. Não é possível visitar todos, já que a maioria ainda passa pelo processo arqueológico. Até pouco tempo, os túneis não passavam de lendas contadas por gerações, e ainda é um mistério o motivo de sua construção. As primeiras teorias apontam que os caminhos secretos ligavam as igrejas e conventos, como uma maneira de transportar e transferir riquezas com discrição.

A Capela do Rosário, no interior da Igreja de Santo Domingo, é a “joia do barroco mexicano”

Igreja de Santo Domingo

Assim como toda igreja barroca, a de Santo Domingo exibe uma profusão de pinturas, esculturas, trabalhos em ouro e prata. O ponto alto da visita ao templo é a entrada na Capilla del Rosario, erguida para homenagear Nossa Senhora do Rosário. Ela é considerada a “joia da coroa do barroco mexicano” e ganhou o título de “Relicário da América” pelo papa João Paulo 2º.

No detalhe: ao contrário dos anjos loiros da cultura espanhola, os de Puebla são morenos, pois foram esculpidos pelos nativos

Biblioteca Palafoxiana

Era uma vez um bispo chamado Juan de Palafox y Mendoza, que doou cerca de 6 mil livros de sua coleção particular e criou, mais do que a primeira biblioteca da América, a Memória do Mundo. A designação foi dada pela Unesco, graças ao estado de conservação e importância dos títulos preservados na Biblioteca Palafoxiana. As quase 45 mil obras – entre livros raríssimos, encadernações majestosas e manuscritos finamente trabalhados – estão bem acondicionadas em três andares de prateleiras, em vitrines e mesas de um ambiente que se tornou mágico com o passar dos séculos. A biblioteca está instalada na Casa de Cultura de Puebla.

A Memória do Mundo está na Biblioteca Palafoxiana, a primeira da América 

A beleza urbana

Andar pelas ruas de Puebla necessita de um olhar mais atento para capturar os tesouros locais. Os tijolos poblanos, pintados à mão, enfeitam os muros. Já lugares como o Callejón de Los Sapos são verdadeiros tratados da estética mexicana, que parecem ter ganhado as cores de lápis de cera brilhantes.

Os tijolos poblanos são feitos à mão, seguindo uma requintada técnica

Mercado El Parian

É o local perfeito para encontrar excelentes peças do artesanato local e ainda roupas, utensílios, souvenires típicos, as famosas peças de porcelana talavera, comidas, bebidas e muito mais. É para quem gosta de compras e de voltar com a mala repleta de bons presentes e lembrancinhas para os amigos. Ao lado está a Rua dos Artistas, onde é possível ver pintores e escultores trabalhando em seus atelieres.

Caminhe pela Rua dos Doces para saborear o mole poblano e outras delícias típicas

Mole poblano

Muito mais do que um molho, é uma iguaria que nasceu na região de Puebla e ganhou fama internacional. Os moles poblanos são muitos, de várias cores, sabores, centenas de ingredientes e processo de preparação que pode levar dias. Em alguns se usa pimenta; em outros, chocolate; em outros, o caldo de galinha ou carne, muitas especiarias, amêndoas ou amendoim. Há o mole verde, o vermelho, o negro, o doce, o picante e o aromático. Todos são deliciosos e merecem uma viagem apenas para serem apreciados, seja na Rua dos Doces ou nos premiados restaurantes de Puebla – que são muitos.

Apartamento do Fiesta Americana Grand Puebla

Hotel Fiesta Americana Grand Puebla

Instalado na área mais moderna de Puebla, em pouco tempo se tornou um ícone da hotelaria local. As linhas arrojadas do projeto arquitetônico combinam com o entorno e fazem jus à atmosfera luxuosa do seu interior. Além da ótima localização, perto dos melhores shoppings e restaurantes, o Fiesta Americana Grand Puebla tem um serviço primoroso, que atende turistas e viajantes a negócios. São 168 habitações, entre apartamentos e suítes, espaçosos, com todos os itens de conforto e tecnologia que um hotel dessa categoria pode oferecer. O destaque vai para o lounge da cobertura, que à noite se transforma em um point da cidade, assim como o restaurante do hotel, que está entre os melhores do país.

Cholula e os Pueblos Mágicos

O turismo do México trabalha para preservar a cultura original das várias regiões do país e, para isso, criou a nomenclatura Pueblo Mágico. Para fazer parte dessa lista, a cidade precisa ter uma atração única, que lhe dê personalidade e que, por meio dela, seja reconhecida mundialmente. Outro importante requisito é manter os aspectos culturais e arquitetônicos da localidade, assim como incentivar o compartilhamento e a divulgação das tradições de sua comunidade.

Cholula tem facilmente todas as condições para fazer parte dessa exclusiva lista, a começar pela imagem cartão-postal que mostra a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, de vibrante tonalidade alaranjada e cúpulas de cerâmica colorida, tendo ao fundo o imponente vulcão Popocatepetl. Só essa imagem emblemática bastaria para dar a Cholula as condições de entrar na exclusiva lista, mas a magia dessa cidade, uma das mais antigas do México, está exatamente sob a igreja. Quem olha pensa ser uma montanha, porém ali, coberta por séculos e séculos de acontecimentos, está a Pirâmide de Tlachihualtépetl, que significa “Montanha Feita à Mão”. Também conhecida como Pirâmide de Tepanapa ou Pirâmide de Cholula, é o maior monumento erguido pelo homem.

Cholula está a aproximadamente 20km de Puebla e é um passeio obrigatório, também para quem está baseado na Cidade do México. Passe ali um dia inteiro, subindo a “montanha”, visitando a igreja e a Zona Arqueológica de Cholula, para ver as escavações que revelam detalhes da pirâmide, cuja construção teve início no ano 900 a.C. É mágico!

Pacote da Orinter Tour & Travel para Puebla inclui passagem aérea voando Copa Airlines (saindo de São Paulo) + traslados + 3 noites de hospedagem na Cidade do México com city tour + 2 noites de hospedagem em Puebla com city tour em Cholula = a partir de US$ 1.299 por pessoa + taxa de embarque.

Contato Orinter Tour & Travel = (11) 3514-4444 + www.orinter.com.br


Compartilhe nas redes sociais


Nenhum comentário


    Gostaria de deixar sua opnião ou comentário?

    Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios com asterisco *

    RECEBA MENSALMENTE SUA TRAVEL 3

    ASSINE AGORA

    Instagram Travel3

    Confira no Instagram