HELMUT KOHL PLANTOU SUA ÁRVORE NO PARQUE DO VISITANTE EM ITAIPU

16 Jun 2017 Antonio Euryco Ano Sustentável Nenhum comentário

Ex-chanceler alemão que morreu nesta sexta-feira (16 junho), plantou, em 1991, uma muda de ipê-roxo, incentivando criação do parque

Lider e estadista de grande presença na reunificação alemã e na própria Europa, considerado o Pai do Euro, Helmut Kohl faleceu nesta sexta-feira, em Ludwigsafen, e a notícia foi bastante lamentada também em Foz do Iguaçu.

Kohl tem uma relação próxima com Itaipu: em 23 de outubro de 1991, com o plantio de uma muda de ipê-roxo, o ex-chanceler inaugurou o Bosque do Visitante, espaço que reúne, hoje, mais de 500 árvores plantadas por autoridades do mundo todo.

Kohl tinha vindo ao Brasil para participar da Conferência Rio-2002, no, evento das Nações Unidas que reuniu autoridades mundiais para debater sobre os problemas ambientais. Na ocasião, a área de Relações Públicas de Itaipu recebeu, vários pedidos de visitas ilustres. Surgiu, assim, a ideia de criar um bosque para marcar as passagens de cada autoridade pela empresa.

Na sua visita à usina hidrelétrica binacional, Kohl comentou: "Itaipu é um exemplo fantástico de uma obra pacífica construtiva". E mostrou admiração com a tecnologia desenvolvida para construção da usina.

Também chamou a atenção de Kohl o fato de ter plantado um ipê-roxo, árvore nativa da região: "Meu pai tinha como tradição em minha família, plantar uma árvore cada vez que nascesse um filho. Ele plantou três árvores. Um dos meus irmãos tombou na guerra, mas a árvore que meu pai plantou continua dando frutos", afirmou.

Com mais de 25 anos, a árvore de Helmut Kohl também continua forte a cada florada no Bosque dos Visitantes

O bosque

Após a primeira árvore de Kohl, várias outras foram plantadas para formar o Bosque do Visitante. São chefes de estado, políticos, artistas e personalidades das mais variadas áreas, do Brasil e do exterior, todos homenageadas com uma árvore com seu nome na margem esquerda da binacional. Atualmente, o bosque tem 532 árvores.


Compartilhe nas redes sociais



Nenhum comentário


    Gostaria de deixar sua opnião ou comentário?

    Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios com asterisco *

    RECEBA MENSALMENTE SUA TRAVEL 3

    ASSINE AGORA

    Instagram Travel3

    Confira no Instagram